Pertinente o vídeo em que a Vereadora Alynne Macedo, uma das vozes diligentes em Timon, mostra uma das formas cada vez mais usuais em Timon, de mobilidade urbana, em que os moradores sem transporte público, se utilizam da barca do Cecé para se deslocarem entre Teresina e Timon e que muitos motoristas para fugir dos engarrafamentos estão se utilizando do mesmo meio para transitar entre as duas cidades.
Sem transporte coletivo desde 2019, quando a empresa Dois Irmãos abriu falência e, em 2022, foi a vez da Timon City entregar todas as linhas de ônibus, deixando 70 mil usuários, literalmente, à ver navios, muitos timonenses estão arcando desde então, com o custo alto de transporte para ir para o trabalho, escola, faculdade e outras atividades, pagando uber, taxis e outros meios, mas embora todo esse caos e descaso ocorrendo, a prefeita Dinair Veloso não apresente uma solução, tanto para o transporte quanto para a mobilidade urbana, a Vereadora foi autora de uma proposta para que fosse retirado do orçamento da propaganda e da reserva de contingência, o valor de 10 milhões de reais para o projeto executivo da quarta ponte, que faz parte dos discursos da gestora, mas que no papel não tem nada de concreto.
Alynne Macedo, no vídeo, mostra essa situação que parece sem capacidade de solução parte da gestão e desnuda ainda mais a incapacidades da gestora de Dinair Veloso em resolver os problemas cruciais da população que sofre com o governo de oba-oba e maquiagem.
A vereadora vem cobrando sempre em seus discursos para que seu projeto seja colocado na pauta de discursão e votação da Câmara, mas por ser secretária da mesa, responsável pela pauta, Da Luz se nega a colocá-lo.
As Câmaras Municipais dos mais de 5 mil municípios brasileiros, vez por outra, aprovam dias ou datas comemorativas que passam a fazer parte do calendário anual das cidades e da vida das pessoas ou dos segmentos homenageados com datas especiais, que é a forma ricamente de reconhecer algo da cultura, da música e até das necessidades físicas do corpo, como defendeu em 2005, o vereador de Esperantina, no Piauí, para que fosse aprovado o projeto que instituiu, naquela cidade, no dia 9 de maio, como o dia do "orgasmo", que virou inclusive tema de debate nacional, mas a data está estabelecida por lei municipal.
Em Timon, a vereadora Professora Vanda, vem desde o ano passado, tentando sem êxito, que a secretária da Mesa Diretora, vereadora Da Luz, coloque em pauta projeto de sua autoria para a criação do Dia da Empreendedora Timonense. Protocolado em março do ano passado, o projeto 019/2023, que institui esse dia importante para as mulheres timonense que trabalham nas mais diversas atividades, não é somente uma homenagem, mas um reconhecimento da luta e das necessidades de muitas mulheres que fazem de seus negócios e uma forma de ajudar na sobrevivência da família.
O projeto é simples e balizado em artigos que estabelecem o seguinte: Fica instituído, no município timonense, o “Dia da Empreendedora Timonense”, a ser comemorado anualmente no dia 19 de Novembro. O legislativo municipal realizará Sessão Solene nesse dia para homenagear as mulheres empreendedoras com representação no município. Segundo o projeto, cada vereador poderá uma mulher a ser homenageada.
Ainda segundo a justificativa da autora do projeto para a aprovação do projeto, a vereadora Professora Vanda diz que: A atividade empreendedora no Brasil tem sido crescente e com ela cresce também o protagonismo das mulheres frente a empreendimentos que contribuem para a participação mais efetiva da figura feminina no mercado de trabalho. Essa atuação das mulheres proporciona a abertura para novos desafios e novas formas de negócios, uma vez que elas contribuem não apenas para o próprio desenvolvimento, mas emponderam outras mulheres e investem na educação da família, propiciando o crescimento de outros indivíduos. Isso mostra o poder do empreendedorismo feminino para o mercado financeiro. De acordo com o Sebrae, são mais de 7 milhões de mulheres que lideram o próprio negócio. Esse número aponta para as características das mulheres no mercado de trabalho como um todo, pois elas são dedicadas, inovadoras, comprometidas e persistentes onde quer que atuem.
Assim, celebrar o empreendedorismo feminino é também celebrar a força da mulher que não teme o novo, que dedica-se a inovar e faz bem feito. Nesse sentido, com o objetivo de celebrar as mulheres empreendedoras que se destacam em suas áreas, gerando resultados e impactando positivamente a sociedade timonense, propõe-se a instituição do Dia da Empreendedora Timonense como forma de celebrar e, sobremaneira, valorizar essas mulheres que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade. Ademais, para além da celebração, é uma forma de estimular o aumento da participação das mulheres no desenvolvimento comercial da cidade.
As obras de esgotamento sanitário avançam todos os dias na cidade de Timon. Esta semana, as equipes estão concentradas no bairro Parque Piauí, com canteiros devidamente sinalizados para garantir a segurança no trânsito de veículos e pedestres em algumas ruas do bairro. Com 46% de cobertura do serviço alcançados, resultado dos investimentos já realizados pela concessionária, Timon caminha para uma realidade fortalecida pela saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária presentes.
Paralelamente às obras, a concessionária implementa um programa de visitas porta a porta com agentes socioambientais. Esta iniciativa não apenas busca informar a população sobre os benefícios do saneamento, mas também destaca o compromisso com a inclusão social.
Um dos destaques desse compromisso é a Tarifa Social, um programa que concede desconto de 50% no pagamento das faturas de água e esgoto às famílias em situação de vulnerabilidade social, além de permitir aos beneficiados o pagamento de apenas metade do valor na conexão do imóvel à rede de esgoto. O cadastro nesse benefício precisa ser preenchido por alguns critérios sociais e pode ser realizado através da Central de Atendimento no 0800 595 888 (Whatsapp ou ligação) ou através da loja de atendimento na Avenida Presidente Médici, Nº 718.
“Por meio destas obras, seguimos melhorando a cidade em uma fase crucial do saneamento, reafirmando nosso compromisso de cuidado com o bem estar e saúde de cada um dos timonenses, promovido através de um cenário sustentável que é apresentado junto à coleta e tratamento de esgoto. O saneamento é um passo vital para uma comunidade mais valorizada e saudável” afirma Jacy Prado, presidente da Águas de Timon.
Confira abaixo o Cronograma de obras de 27 de maio a 01 de Junho
Implantação de rede de esgoto Bairro Parque Piauí: Rua José Constâncio, Rua Marcos Batista da Silva, Rua 15, Rua 16 e Rua 17 e Avenida Vitorino de Assunção
Visitas de agentes socioambientais Bairro Parque Piauí
Responsabilidade Social Visita às obras de esgotamento no bairro Parque Piauí - Fonte de informação/Águas de Timon.
A bancada feminina com representação na Câmara de Timon tem evoluído e avançado no que se entende de empoderamento da mulher, sua participação na politica e na luta por seus direitos conquistados desde a conquista do voto a partir de 1932, com a participação da representação delas nas Câmaras Municipais, embora ainda com percalços e divisão do tempo com as atividades de poder e do lar.
Traçando um paralelo a partir de 2012 quando a atual prefeita Dinair Veloso foi eleita vereadora pelo PDT, a bancada feminina vem se destacando pelo crescimento e elegendo mulheres identificadas com suas lutas em busca de direitos como mãe, mulher, empreendedora, politica e cidadã. É bem verdade, que a representante do PDT não assumiu nenhum dia naquela Casa, preferindo atuar mais precisamente numa linha de poder cronometrado por seu grupo político e familiar.
Em 2016, com a eleição da ex-prefeita Socorro Waquim, que num gesto de desprendimento politico decidiu por uma cadeira na Câmara, a bancada feminina começou a ser notada e respeitada, pois ao lado de Cláudia Regina, ex-secretária de Cultura de Timon, também eleita vereadora, as duas puderam levantar bandeiras das causas femininas, com destaque para a vereadora Cláudia Regina, que sempre esteve ativa nos requerimentos, indicações e reinvindicações pelas causas, enquanto Socorro Waquim, depois de fazer um papel gigantesco pelas mulheres com instalação de benefícios físicos para as mulheres em seu governo, projetou sua atuação para a conscientização das mulheres na iniciativa politica, de participação partidária.
A partir de 2020, com a eleição de mulheres para ocupar três das 21 cadeiras no legislativo, a bancada feminina demonstrou maior atuação, embora ainda com percalços e contradições de alguma das companheiras nessa luta.
Por eleger a primeira mulher negra, pobre, esperava-se que a representação do PT na Câmara de Timon, através da vereadora Da Luz, que saiu do associativismo para a politica partidária, pudesse dar uma salta e avanço nas causas femininas, mas nem o partido e muito menos sua representante avançaram nas pautas femininas em favor da mulher timonense.
Por outro lado, a atuação das vereadoras Alynne Macedo e da Professora Vanda, foi mais além, embora ainda com novos percalços e impedimentos. A vereadora Professora Vanda, por exemplo, tem solicitação e requerimento que tramita na Câmara para criar o Dia da Mulher Empreendedora, em seus discursos rotineiras, a vereadora cobra a realização deste evento para estabelecer um dia dedicado à mulher que trabalha e empreende, mas seu projeto esbarra no trâmite das comissões que ela não consegue avaliar se por conta de ser mulher ou por ser oposição à mesa diretora e à prefeita, que tem na maioria absoluta, representantes do sexo masculino em sua bancada.
No caso da vereadora Alynne Macedo, ela tem sido propositiva, tanto nos discursos quanto nas ações em favor daw mulheres, de seus filhos e de seus direitos e levantado a voz para as injustiças. Alynne tomou para si a questão da falência do transporte coletivo de Timon e cobrou uma solução por conta das milhares de mães que precisam desse transporte de baixo custo para seus orçamentos familiares. Sobre a instalação do TEA em Timon, Alynne Macedo também tomou à frente e cobrou do governador Carlos Brandão a instalação da casa de atendimento na cidade.
A vereadora Alynne Macedo também foi voz ativa na construção da sede própria para a Delegacia da Mulher como forma de atendimento adequado e preservação dos direitos das mulheres na questão do atendimento e combate à todo tipo de violência contra a mulher.
Nesse processo de avanço nos últimos anos e legislatura não podemos deixar de destacar a ascensão das suplentes ao cargo nas legislaturas passadas. Como foi o caso da jovem atuante Amanda Pires, que assumiu o cargo no lugar de Alynne durante sua licença maternidade e contribuiu para o avanço dos direitos das mulheres e da suplente Guiomar Passos, que teve participação também no exercício do poder da bancada feminina.
Para 2024, a participação da mulher se projeta e avança ainda mais em termos quantitativo e qualitativo, a partir de nomes que surgem no cenário, mesmo que ainda restrito às conversas e entendimentos nos bastidores. O nome da esposa do Coronel Schnneyder, Dóris Schnneyder vem sendo trabalhado pelo PSD como uma das grandes possibilidades na disputa ainda maior das mulheres. Esposa, mãe, advogada, evangélica, Dóris Schnneyder é quase unanimidade na opinião pública de eleição caso registre seu nome como pré-candidata a vereadora, não para desbancar os homens que estão disputa pelo seu partido, mas para dar maior representatividade à mulher timonense que ainda carece de forças e lutas para dar seguimento às conquistas da causa feminina, da mulher timonense.
O anúncio de apoio ao Deputado Rafael, pelo Coronel Schnneynner é, nesse momento, o fato mais aguardado no cenário político da disputa pela Prefeitura de Timon, este ano.
Schnneyder é uma das peças importantes nesse tabuleiro e xadrez da sucessão municipal, pois sobe no palanque do deputado com o aval do governador Carlos Brandão, que consegue assim reunir todos seus aliados que lhe garantiram uma maioria de votos acima de 10 mil em cima do seu principal adversário em Timon.
Mas apesar da importância do aliado e do peso político que ele tem no cenário, uma pergunta não quer calar: para onde migra parte desse eleitorado do Coronel? Haja vista que ele não leva 100 por cento do percentual que ainda detém para o Deputado Rafael.
Em conversa com o Deputado Federal Henrique Junior, que foi o companheiro de Schnneyder na eleição de 2020, quando por pouco eles não desbancaram o poderio dos leitoas, ele disse acreditar que parte dos votos dos eleitores insatisfeitos com a decisão de Schanneyder de apoiar Rafael, deverá migrar para seu lado.
Henrique entende que tem uma identidade com esse eleitor de Schnneyder e que está mais próximo dele, portanto, tem convicção o pre-candidato a prefeito do PL, que será o grande beneficiado com a decisão do Coronel.
Mas Henrique, apesar da absorção desse eleitorado descontente com a decisão de Schnneyder, por ser ele uma opção diferente de parte do eleitorado timonense que não quer votar na polarização entre os dois primeiros colocados, Junior acha que o poder econômico e financeiro não irá prevalecer na briga das duas chapas estadual e municipal, nesse primeiro momento de definição de apoio, mas que atuará para ser a grande opção de eleitor no voto de sentimento de mudança e de autenticidade com a identidade do eleitor timonense.
O Conselho Municipal de Timon, que como outros conselhos do gênero, atuam na formulação e proposição de estratégias, e no controle da execução da política de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros, não recebeu denúncia sobre o uso indevido de recursos públicos no pagamento indevido de despesas inerentes à locação de equipamento de ressonância magnética, encaminhada pelo vereador Francisco Borges, que segundo ele, após uma peregrinação na sede do conselho e no local onde a presidente Maria José - Giovana, que é diretora do Samu de Timon, ele não recebeu a denuncia.
Pelas redes sociais, Borges fez um apelo aos membros do Conselho Municipal, que são escolhidos por representatividade da sociedade civil que comparecem ao seu gabinete, na Câmara, para se inteirarem do assunto, que deve ser pauta de discussão na próxima reunião do conselho.
"Hoje, fui até a SAMU para entregar uma denúncia sobre o aparelho de ressonância magnética, que só começou a funcionar este ano, apesar de estar sendo pago desde 2021. A diretora, porém, recusou-se a recebê-la. Esse ato me pareceu uma clara omissão, sugerindo um possível desvio de recursos da saúde. A saúde no nosso município já enfrenta sérias dificuldades, e a falta de transparência e eficiência na gestão agrava ainda mais a situação, prejudicando o atendimento à população", disse o vereador em vídeo postado em seu perfil nas redes sociais.
O Curso Emprega Jovem, que teve sua conclusão na segunda-feira (27), no Auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Núcleo de Timon - MA, foi um grande sucesso. O curso qualificou vários jovens e adultos para o mercado de trabalho, especialmente nas áreas de administração e atendimento. O Centro de Recursos Humanos (CRH) cumpriu sua meta de orientar aqueles que buscam o primeiro emprego e também para aqueles que desejavam retornar ao mercado de trabalho.
O professor e administrador Eduardo Santos, um dos mentores do Curso Emprega Jovem, expressou satisfação com o resultado do curso. Ele afirmou que seu objetivo foi cumprido com sucesso e prometeu mais novidades no futuro.
O diretor do CRH, Roberthy Barbosa, que também ministrou o curso, expressou sua satisfação com o empenho dos alunos e agradeceu a parceria com Eduardo Santos para a realização do curso.
Os alunos do curso também expressaram sua gratidão pela oportunidade. Larissa Hillary, uma das concluintes, agradeceu a oportunidade única proporcionada pelo CRH e expressou sua gratidão a todas as pessoas envolvidas no projeto. Da mesma forma, a jovem Ester agradeceu à equipe do CRH por proporcionar-lhe conhecimento e prepará-la para o primeiro emprego e o mercado de trabalho. Da assessoria.
A prefeita, segundo o MP, contratou em 2023, 2 mil e 35 pessoas. Além disso, pagou mais de 2 milhões e 339 mil em horas extras sem comprovação.
A base governista, formada pela maioria absoluta na Câmara de Timon de 14 vereadores, votou contra o seguimento de representação do Ministério Publico Estadual, através do Promotor de Justiça de Timon, Sérgio Furtado Martins, que pede o afastamento da prefeita Dinair Veloso do cargo por infração politico-administrativo, pois segundo o promotor, a gestora desrespeitou a Lei de Responsabilidade ao contratar 2 mil e 35 servidores no exercício financeiro de 2023, além disso, pagou 2 milhões e 339 mil reais, a título de horas extras, segundo documento enviado à Câmara de Timon.
De acordo com o promotor, a gestora deixou de observar as vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal no artigo 22, paragrafo unico, praticando em tese, crime de reponsabilidade, mesmo diante daquela promotoria de Justiça Especializada ter expedido em 1 de agosto de 2023, recomendação com a finalidade de que Dinair Veloso observasse as vedações inerentes à lei.
A representação do MP foi negada seu seguimento pelos 14 vereadores da base da prefeita na Câmara e com o voto contrários de seis vereadores de oposição que querem o afastamento da prefeita com base na representação do Promotor e da lei. O vereador Uilma Resende, pediu que fosse registrado em ata o voto da vereadora Da Luz, que voto pelo seguimento do processo e depois, orientada pelo presidente da Mesa, voltou atrás, mas a própria vereadora, não admitiu o questionamento do vereador do oposição afirmando que a matéria estaria vencida.
Leia abaixo uma síntese da representação do Ministério Público:
De acordo com o Procurador do Ministério Público de Contas a gestora municipal, ora representada, no exercício financeiro de 2023, através do SINC, verificou-se que ocorreram 2.035 admissões de servidores no exercício 2024 - O Ministério Público do Maranhão no fomento à resolutividade das demandas sociais financeiro de 2023, violando o parágrafo único, IV do art. 22 da LRF.
Além disso, observou-se ainda que durante o ano de 2023 constou o pagamento de R$ 2.339.229,99, a título de hora extra nos contracheques envidados via SINC. Consultando a LDO do ano de 2023 foi identificada a autorização específica ano art. 52, havendo necessidade, portanto, de comprovação de que as horas extras pagas ocorreram exclusivamente nestes casos específicos constantes da lei.
Portanto, na hipótese, a Prefeita Municipal de Timon, Dinair Sebastiana Veloso da Silva deixou de observar as vedações do art. 22, § único, da LRF, praticando, em tese, crime de responsabilidade, conforme previsto no art. 4o, VII, do Decreto-Lei no 201/67:
Art. 4o São infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais sujeitas ao julgamento pela
Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato: VII - Praticar, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática; Destarte, as admissões ocorridas durante o ano de 2023, com exceção daquelas enquadradas na ressalva da parte final do inciso IV, parágrafo único, do art. 22, da LRF, configuram em prática admissão de servidor contra expressa disposição de lei.
Da mesma forma, o pagamento de horas extras no ano de 2023 caracterizam efetuação de despesas em desacordo com as normas financeiras, a saber, a LRF.
Importante destacar que esta Promotoria de Justiça Especializada expediu em 01/08/2023, a Recomendação (REC-5aPJETIM – 112023), com a finalidade de que a Prefeita Municipal observasse as vedações do parágrafo único do art. 22, da Lei Complementar no 101/2000.
Em Encontro de mulheres, promovido por Nayanna Castro, esposa do pre-candidato a vereador de Timon, Fidell Castro e com a presença do pré-candidato a Prefeito Henrique Junior, os dois mostraram que não estão pra brincadeira, quando o assunto está em disputa uma cadeira para o legislativo timonense e a cadeira do prefeito da cidade, respectivamente.
Nayanna Castro (de blusa branca), articulou o encontro que reuniu dezenas de mulheres que apoiam os dois pré-candidatos em busca de ações efetivas nas áreas de saúde, educação, segurança, assistência social e demais áreas e aspectos da gestão pública esquecidas pelos atuais gestores.
Em sua fala durante o encontro das mulheres, Fidell Castro falou da maldição que hoje assola os timonenses através da atual gestão, que deixa para trás milhares de timonenses sem assistência em todos os setores públicos.
Henrique Júnior, por sua vez, salientou que defende uma cidade muito diferente do que a Timon de hoje, atrasada, onde se gasta muito dinheiro Carnaval e deixa-se o timonense sem atendimento médico e sem medicamentos básicos para sua saúde. Henrique disse que Timon está cheia de potenciais, mas que é negligenciada pelos gestores municipais.
Ainda repercute nos meios políticos, nas redes sociais e nos grupos de whatsapp a adesao do ex-vice-prefeito de Timon João da Gráfica, pai do atual vice-prefeito João Rodolfo, ao pré-candidato a prefeito Deputado Rafael, anúncio feito ontem, 24, horas antes da festa do PDT para lançar a prefeita Dinair Veloso como candidata à reeleição
Mas, ao contrário do que divulgamos no texto de ontem ao citar que João Rodolfo nesses 7 anos de mandato, como vice-prefeito de Luciano Leitoa e de Dinair Veloso não tinha sequer assumido por um dia, devo esclarecer que o empresario assumiu por 10 dias após um afastamento da prefeita no ano de 2021, e foi o próprio João Rodolfo quem entrou em contato para corrigir o erro cometido por este jornalista, que por dever da boa informação esclarece aos leitores. Muito embora no site oficial da prefeitura tenha a informação de que foram sete e não dez dias.
Prefeito por 15 minutos!
Os dois ex-vices prefeitos de Timon, João Da Gráfica e João Rodolfo, pai e filho, respectivamente, têm dados interessantes quando se trata de assumir o cargo do titular.
Enquanto João Rodolfo teve a oportunidade de ficar no cargo em substituição à atual gestora, seu querido pai teve no cargo por 15 minutos durante uma manobra, que todos sabem engendrada pelos Leitoas, que queriam derrubar a prefeita da época Socorro waquim do cargo em sua viagem para fora do país.
O médico e ex-prefeito de Parnarana por três mandatos Doutor Davi Carvalho confirmou seu apoio ao pré-candidato Remildo Fonseca, que vem angariando apoio de importantes lideranças da políticae da sociedade e comunidades parnamarensea.
Com o anúncio feito pelo médico Davi Carvalho, Remildo Fonseca é, sem dúvida o pré-candidato que mais cresce e com capacidade eleitoral de vencer o pré-candidato do prefeito que detém o poderio financeiro e econômico e poder da maquina publica a seu favor, e apesar de toda essa força não consegue diminuir a rejeição junto à população.
Segundo um atento observador politico da cidade, em conversa com este jornalista, "com o apoio de Doutor Davi, o bicho vai pegar se a oposição de Parnarama já estava forte agora tomará mais ainda a liderança na corrida a prefeitura de Parnarama. Doutor Davi, como todos sabem, é uma forte liderança e estava como fiel da balança e sua tomada de decisão em apoio ao pré-candidato Remildo Fonseca vem sacramentar a vitória nessas próximas eleições de 2024", disse.
A adesão do Doutor Davi tem as bênçãos do Deputado Rafael, ex-lider nos governos de Flávio Dino e Carlos Brandão e pré-candidato a prefeito de Timon, que vem polarizando a disputa e angariando forças políticas para vencer as eleições e com intenção de, com o apoio do governo, firmar um eixo de desenvolvimento dos municípios da região com apoio institucional do governo.
Os aliados da prefeita ainda estão tentando reverter a situação politica criada hoje, 24, antes da festa de lançamento de Dinair Veloso, que concorrerá a reeleição, quando o vereador e líder de oposição publicou em sua rede social que o ex-vice-prefeito de Timon, João da Gráfica, pai do atual vice-prefeito de Dinair Veloso, João Rodolfo, anunciou seu apoio ao Deputado Rafael e ao vereador oposicionista.
Pedetistas com os quais o blog conversou afirmaram que não sabiam da informação, que foi confirmado em contato com esse jornalista com o vereador Uilma Resende.
João da Gráfica é respeitado empresário no ramo gráfico e exerceu o mandato politico de vice-prefeito da ex-prefeita Socorro Waquim, que é indicada para vice na chapa do Deputado Rafael.
A noticia da adesão do pai de João Rodolfo entra pro manual politico em Timon como aquela informação que "bota água no chopp" na festa de hoje dos pedetistas, pois quem ia imaginar que o pai do vice-prefeito de Timon deixaria, não só seu filho, mas os governistas numa saia justa.
João Rodolfo está impedido, pela lei, de ser novamente vice-prefeito, pois já exerceu a função por duas vezes, muito embora, durante esse período não tenha assumido sequer um dia de mandato em substituição aos titulares. Para o seu lugar a prefeita Dinair Veloso escolheu o seu primo Davi Colaço, bolsonarista, evangélico e que chama o presidente Lula de anticristo.
O Instituto é importante braço das ações do PSDB e deverá movimentar Teresina nesse resgate do partido na capital.
O advogado e presidente da Federação PSDB Cidadania, Jorge Lopes, foi noneado como diretor geral do Instituto Teotônio Vilela, braço das ações do PSDB nas atividades politicos e sociais do partido em Teresina.
O ato de nomeação de Jorge para o cargo é de No. 222/2024 e é assinado pelo deputado federal Aécio Neves, presidente nacional do ITV, com a anuência do presidente Nacional do PSDB, Marconi Perillo, que teve encontro com Jorge Lopes em sua casa, na última sexta-feira (17), em São Paulo. Na ocasião, eles conversaram sobre o futuro da sigla no Estado e, especialmente, a situação de Teresina, que tem crucial papel de resgate da história de boas gestões públicas.
Jorge Lopes agradeceu o apoio que vem recebendo dos líderes Nacionais do partido pela sensibilidade política, compromisso e apoio, por resguardar o papel do PSDB de Teresina na formação politica, oportunidade e realização de cursos, seminarios, encontros e palestras. Além disso, trás um instituto com 29 anos de fundação, que não tinha atuação em nossa Capital.
O Instituto Teotônio Vilela - ITV de Teresina, contará com o Coordenador de Marketing Político e Eleitoral Hélio Melo, Coordenador de Estudos e Pesquisas Augusto Basílio, Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento Jaqueline Amorim e Coordenador Francisco Walber Angeline Filho.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve com o presidente Lula nesta quarta-feira (22), em Brasília. O encontro reafirma a parceria entre o governo do Maranhão e o governo federal, com expectativas de trazer mais avanços e receber, mais uma vez, a visita de Lula ao estado.
"Concluímos as reuniões do dia em boa conversa com o nosso presidente Lula! Estamos cada vez mais estreitando os laços entre nosso governo e o governo federal. Uma forte parceria! Temos um líder que olha com atenção e sensibilidade para o nosso estado. Alinhamos também sua vinda ao Maranhão para entregar obras e ainda falamos sobre o cenário político partidário do Brasil", postou Brandão em suas redes sociais.
Lula tem sido um grande aliado do Maranhão nos últimos anos. Entre as ações do presidente em prol do estado se destacam a Caravana Federativa, evento que contou com a participação de todos os ministérios do governo com a finalidade de acelerar repasses financeiros e programas aos municípios maranhenses. Bem como a visita aos locais atingidos pelas enchentes em 2023, dando total auxílio às vítimas e contribuindo com a reparação dos danos.
Em abril, o Maranhão foi contemplado com o programa Minha Casa, Minha Vida, com a entrega do Residencial Renascer I e II, que garantiu o sonho da casa própria para 868 famílias em Chapadinha. Outra entrega simbólica e marcante foi a da BR-226, aguardada há mais de 50 anos, no trecho que vai do povoado Baú até Timon, aproximando o Maranhão do Piauí.
Carlos Brandão segue em constantes reuniões com os ministros do governo Lula, a fim de garantir investimentos ao estado. Recentemente, ele tratou da federalização de rodovias estaduais para que elas sejam recuperadas. Da assessoria do governador.
Em um movimento de diálogo com membros da advocacia piauiense, Einstein Sepúlveda reiterou seu compromisso com melhorias para a classe e confirmou sua pré-candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB/PI). O advogado, que já possui um histórico de dedicação à advocacia, destacou a importância de uma conversa contínua com os membros da gestão atual da OAB/PI, para garantir uma candidatura sólida e representativa.
“Estamos conversando com todos os membros da gestão da OAB para viabilizar nossa candidatura. Esse processo de definição interna é fundamental, e estamos muito satisfeitos com a aceitação do nosso nome”, afirmou Sepúlveda.u
Ele ressaltou, que o apoio recebido até agora tem sido encorajador e crucial para fortalecer suas propostas e projetos voltados para a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos advogados no estado.
Sepúlveda, conhecido por sua atuação ativa em diversas frentes da advocacia, e por iniciativas como a criação de pós-graduações gratuitas e seu papel como relator do projeto da advocacia Dativa, tem enfatizado que terá uma gestão próxima e transparente, e que priorize a capacitação contínua dos profissionais e a defesa das prerrogativas da classe. Entre suas principais propostas, ele destaca o fortalecimento da atuação da Ordem em questões sociais e de interesse público.
Durante o diálogo, o pré-candidato reiterou seu histórico de trabalho e agradeceu o apoio manifestado por colegas advogados. “Minha pré-campanha é focada na união e no fortalecimento da OAB/PI, diálogo com diferentes setores da advocacia piauiense, buscando apresentar propostas que atendam às demandas e expectativas dos advogados de todo o estado do Piauí”, disse.
Aparelho de ressonância do Centro imagem de Timon tem contrato de 2021, foi pago em 2022/2023, mas só foi instalado em 2024
Em 2022 e 2023, segundo denúncia dos vereadores Francisco Borges e Uilma Resende, a gestão Dinair Veloso pagou 12 milhões de reais por um aparelho de ressonância magnética, conforme contrato celebrado em 2021 pelo então prefeito Luciano Leitoa.
Só que, de acordo com os vereadores, nesses anos em que a empresa contratada recebeu essa bufunfa, a população de Timon não foi atendida por esse equipamento tão importante para detectar problemas de saúde por imagem e com
precisão, porque o Centro de Imagem de Timon
só foi inaugurado este ano, mais precisamente no mês de março, pela prefeita Dinair Veloso.
Dado a gravidade da denúncia e a falta de resposta por parte do governo aos dois vereadores de oposição e à sociedade timonense, o vereador Uilma Resende, em pronunciamento hoje, 22, disse que vai convocar o dono da empresa proprietária do equipamento de ressonância magnética para prestar esclarecimentos sobre essa operação que envolve o contrato regido a partir de 2021, pago em 2022 e 2023, mas que só foi colocado em operação em 2024.
Mas apesar do requerimento a ser apresentado pelo líder de oposição Uilma Resende, para o dono da empres seja convocado e se apresentar na Câmara, seria necessário que os vereadores da base da prefeita na Câmara assinassem o requerimento de convocação, coisa que o vereador oposicionista acreditar que não irá ocorrer.
A prefeita Dinair tem maioria absoluta na Câmara, por isso mesmo o vereador Uilma Resende entende que por ser um assunto que envolve milhões de reais pagos pela gestão deve ser esclarecido.
O vereador Neto Peças chamou à atenção da sociedade, hoje, 22, em seu discurso na Câmara, para o que ele diz ser uma "aberração", o fato de o governo aumentar o salário do próprio governador Carlos Brandão e dos seus secretários enquanto a população maranhense padece pela falta de segurança e de saúde.
O vereador disse que ao aumentar o salário do governador e de seus auxiliares, de 16 para 33 mil e de 14 para 28, respetivamente, o governo deixa em Timon, por exemplo, pessoas sem atendimento, que passam mais de ano na fila de espera e quando chegam a ser atendidas ocorrem até óbitos. Ele citou que, na UPA de Timon uma pessoa morreu ontem por falta de atendimento e um adolescente, com dengue hemorrágica, aguarda transferência para ser atendida em hospital estadual.
O vereador considerou injusto esse paralelo entre os que estão recebendo aumento de salários enquanto a população fica sem atendimento de suas necessidades básicas na gestão estadual, ratificou Neto Peças.
O vereador de oposição Francisco Borges rebateu informações postadas pela imprensa e ditas pelo vereador Juarez Morais de que a prefeita Dinair Veloso, de Timon, vem pagando pelo transporte escolar, que seria obrigação do Governo do Estado. Na verdade disse o vereador Francisco Borges que, o governo abriu mão desse recurso, e que através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse recurso é depositado diretamente nas contas das prefeituras maranhenses para o pagamento do transporte escolar, que seria de responsabilidade do governo estadual, portanto, o vereador Juarez Morais, falta com a verdade ao afirmar que a prefeitura vem assumindo contas que seriam do governo estadual, afirmou Francisco Borges.
Por outro lado, o vereador Francisco Borges reafirmou seu compromisso em cobrar repasses do governo do estado para os serviços de saúde que são pactuados com o Governo do Maranhão e que segundo vereadores da base da prefeita Dinair Veloso, estão em atraso.
A propósito desse assunto, Borges comunicou que enviou oficio ao secretário de Saúde Victor Serra para que ele informe ao seu gabinete os pagamentos em atraso, reclamado pelos vereadores governistas, para que ele, Borges, faça a cobrança direta ao governo, mas para surpresa do vereador oposicionista, até o momento, essas informações não foram enviadas, o que causa estranheza, pois o governo vem se utilizando dessas prerrogativas para esconder dados e continuarem com essas falácias como se fossem discursos verdadeiros, disse Francisco Borges.
Em 2022 e 2023 a Prefeitura de Timon pagou por equipamentos e atendimentos que foram disponibilizados à população timonense somente em 2024. Segundo denúncia do vereador Francisco Borges, esses equipamentos foram pagos através de contratos celebrando em 2021 por equipamentos de exames por imagem: Raio X, Ultrasson e Ressonância Magnética, mas esses equipamentos fazem parte do conjunto de ações do Centro Médico de Exames por Imagem, inaugurado em marco deste ano pela prefeita Dinair Veloso. O vereador disse ainda que quer saber quem assinou e fez aditivos no contrato por esses equipamentos, naquele ano.Em sua fala, disponível em vídeo nesse espaço, Francisco Borges salienta que o aluguel da ressonância magnética, por exemplo, é de 260 mil mensais e mesmo com esse valor e sua necessidade para a população, o vereador disse que vê ainda problemas: "Pois a ressonância é contratada por um valor mensal, mas ela só faz 12 ressonâncias por dia. O limite é 12 ressonâncias por dia, mas se os senhores olharem esse contrato (que está na mão de vocês), pra nenhum dos equipamentos existe limitador de quantidade de exames. Senhoras e senhoras eu só queria chamar à atenção, que no ano de 2022 quando iniciou-se essa aberração, a sangria desse dinheiro, através desse equipamento, era uma ano eleitoral", salientou Francisco Borges.
Cem cirurgias de catarata foram destinadas aos timonenses para atender à pedido de vereador Pedro Augusto - PA.
Os benefícios serão realizados no Hospital Macrorregional Doutor Everardo Aragão, em Caxias, atendendo a emenda parlamentar da Deputada Federal Amanda Gentil, que destinou a execução de cirurgias para atender todo o Maranhão.
De acordo com o vereador PA, esse é mais um beneficio para Timon que ele estabelece com a deputada caxiense para fortalecer as ações na área de saúde da prefeitura de Timon. Ainda segundo Pedro Augusto, os beneficiários serão atendidos de acordo com a fila de espera e cronograma da secretaria de Saúde de Timon é as cirurgias deverão serem realizadas no próximo mês, garantiu PA.
As obras de esgotamento sanitário visam retirar o esgoto a céu aberto e beneficiar toda a zona urbana da cidade. Com os serviços ocorrendo em diversas ruas da cidade, a Águas de Timon orienta os moradores para que fiquem atentos ao momento de fazer a conexão de seus imóveis à rede coletora, após o termino das obra. O aviso de disponibilidade de rede é feito por agentes socioambientais, durante visitas porta a porta, com a entrega de material educativo e diálogo com os moradores sobre os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.
Em frente a cada um dos imóveis beneficiados com rede de esgoto, a concessionária está implantando na calçada um Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), que é o local onde o proprietário deve fazer a conexão de seu imóvel à rede de coleta. Esse também é o ponto que marca até onde a empresa terá responsabilidade sobre o sistema. Dentro dos imóveis, os proprietários devem preparar as tubulações do sistema interno de esgoto e, quando a obra finalizar, conectar o fluxo para o TIL. O proprietário terá que contar com o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar a sua tubulação de esgoto e realizar a conexão.
“Em alguns imóveis, serão necessários realizar as adequações internas, como a instalação de equipamentos como caixa de gordura, caixa de passagem e caixa de inspeção. É importante lembrar que, ao conectarem o imóvel à rede, os moradores deverão desativar a fossa séptica. Com esgoto coletado de forma correta, é possível retirar os efluentes a céu aberto e reduzir casos de doenças de veiculação hídrica”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.
Ainda de acordo com o gestor, o papel dos moradores é fundamental nesse desafio de conectar os imóveis, uma vez que a legislação federal (Lei 14.026 do Novo Marco Legal do Saneamento) prevê como obrigação do cliente providenciar a ligação da sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto. “Para facilitar a adesão, a Águas de Timon oferece desconto escalonado no primeiro ano do serviço, além de realizar busca ativa de usuários para a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal para famílias de baixa renda, além de 50% no valor do serviço de conexão à rede”, arremata Jacy.
Confira abaixo o cronograma de obras de 20 a 25 de maio de 2024
Implantação de rede de esgoto
Rua Marcos Batista da Silva, Rua José Constâncio, Rua 13 e Rua 16
Visita Agentes Socioambientais
Bairro Parque Piauí
Visita Responsabilidade Social
Visita às obras de esgotamento - Fonte Informações/Águas de Timon
A deputada Janaina fez a entrega de mil cestas básicas, ontem, sexta-feira (17), na Vila Lobão, em Imperatriz. A medida garante segurança alimentar e amplia o acesso das famílias às políticas públicas de assistência social. Ontem, foi a vez de Imperatriz, mas, cidades da região tocantina já foram contempladas com esta distribuição em que a deputada conta com o apoio do Governo do Maranhão.
A senhora Gislane Pereira, esposa do dr. José Antonio, pré-candidato a prefeito de Imperatriz, esteve ao lado da deputada Janaina na ação.
Dentro do associativismo timonense, Professora Vanda tem apoio de inúmeros lideranças políticas comunitárias de Timon nas zonas urbana e rural.
Em sua caminhada para reeleger- se vereadora de Timon, a Professora Vanda, uma das parlamentares mais bem avaliadas pela opinião pública e eleitores timonenses, anunciou hoje, 17, o apoio e adesão ao seu grupo político da Socorro, presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Marcos, bairro onde mora.
A vereadora ainda contabiliza apoio importantes no associativismo de Timon como o do líder comunitário Erivan Lima, o Erivan da Vila Angélica e conta com o apoio de inúmeros presidentes da associação de moradores, entre eles, a presidente da Associação de moradores do povoado Itaguará, Laiara; do França, do povoado Morro do São Benedito; da presidente da Associação dos Moradores do Bairro Planalto Formosa Carmem Lúcia, além do apoio da Professora Marlene, presidente da associação dos aposentados e pensionistas de Timon e de seu Raimundo do Pé de Pequi, liderança comunitária do bairro Cidade Nova II. Todas essas lideranças reconhecem na Vereadora suas prerrogativas na luta pelas melhorias nos bairros e na cidade de Timon.
Junto ao Deputado Rafael, Professora Vanda tem conseguido benefícios e melhorias para a cidade, através do governador Carlos e retribuído com trabalho o apoio que vem recebendo nas ruas de Timon.
Em conversa com este jornalista, a Vereadora Professora Vanda afirmou que "Com humildade, coragem e as bênçãos de Deus vamos conseguir renovar o nosso mandato".
Saiu do campo das especulações, das negociações e das articulações politicas o possível alinhamento do Coronel Schnneyder com o grupo do governador Carlos Brandão, em Timon, que lhe garantiu a vitória esmagadora em 2022 por mais de 10 mil votos em cima de seu adversário, o senador Weverton Rocha, apoiado pelos leitoas.
Segundo as informações colhidas por este jornalista são as de que dentro de pouco tempo o Coronel Schanneyder deverá anunciar seu apoio ao pré-candidato do grupo aliado do governador em Timon Deputado Rafael, se juntando aos demais aliados do governador: Deputado Leandro Bello, Socorro Waquim e Jaconias Morais em apoio a pré-candidatura do ex-líder do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O blog ainda não pode confirmar as bases desse acordo, mesmo porque, nesse momento, nenhuma das partes envolvidas no acordo politico quer falar sobre o assunto, mas segundo conversa de bastidores, todo alinhamento de Schnneyder com os aliados do governador passará pelo governo estadual, onde o Coronel deverá assumir posição de destaque no âmbito governamental.
Quanto às bases políticas que colocam Schnneyder no cenário de disputa, embora indiretamente, recai sobre os ombros da presidente do partido, PSD, em Timon, da possibilidade de que Dóris Andréia Schnneyder venha disputar cargo este ano, muito embora ela tenha manifestado reticente ao fato de entrar para a politica.
No que diz respeito ao grupo formado pelo pré-candidato a prefeito Schnneyder, no PSD, a expectativa é a de que poucos não definam seguir o Coronel em sua decisão de aceitar o convite do governador para fazer parte novamente de sua base aliada em Timon.
Pelo menos dois ou três nomes - ainda não definidos-, esboçam uma reação de não seguir o Coronel no acordo com o governador, preferindo atender às sugestas do ex-prefeito Luciano Leitoa, que está pregando a divisão de todo grupo com propostas embasada em cargos ou logística da atual gestão na Prefeitura de Timon.
O uso correto da rede de esgoto é fundamental para a preservação do meio ambiente e a população tem um importante papel na prevenção de prejuízos e extravasamentos à rede de esgotamento sanitário, o que pode levar ao retorno dos materiais para o interior das casas ou mesmo para as vias públicas.
A estrutura das redes de coleta e tratamento de esgoto foi desenvolvida nas condições para absorver e transportar os efluentes e resíduos líquidos e, de forma mínima, os resíduos sólidos de alta biodegradabilidade, por isso o descarte deve ser adequado. Em termos práticos, não se deve tratar o esgoto como meio de descarte para o lixo comum produzido no dia a dia. E a lista de materiais perigosos para o sistema de tratamento de esgoto é extensa.
A supervisora de Operações Maria Gabrielle alerta sobre a importância de não descartar nada incorretamente na rede de esgoto. “O uso adequado do sistema de esgoto precisa ser um hábito. A maneira como cada timonense usa o sistema de esgoto impacta diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e à natureza quando utilizado de forma incorreta. Materiais sólidos jamais devem ser descartados na rede de esgoto, como material de higiene pessoal (fraldas, papel higiênico, fio dental, absorvente, cotonete), cascas de fruta, restos de comida, pó de café, papel, pano, plástico e resto de cigarro”, enumera a supervisora.
Outro material que requer bastante atenção é o óleo de cozinha. “Óleo e gordura, tanto em residências, como em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e lanchonetes devem ser destinados para a reciclagem, nunca sendo colocados na rede de esgoto por gerar sérios problemas no sistema. O óleo fica grudado na tubulação e forma uma massa que gera entupimentos”, complementa a supervisora.
Algumas orientações gerais sobre a rede de esgoto e materiais sobre o descarte incorreto que devem ser observadas são:
• Evite descartar lixo, como óleos em geral, pelos e fios de cabelo, cotonetes e algodões, bitucas de cigarro e cinzas, tintas, vernizes e solventes, farinha, borra de café e similares, sacola plástica e restos de material de construção;
• Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, para que nenhum material sólido seja levado para o sistema de esgoto;
• Não jogue óleo de fritura na pia. A gordura fica sólida quando esfria e causa obstrução da rede de coleta;
• É importante evitar conectar calhas e ralos que captam água da chuva à rede de esgoto. As tubulações e estações de tratamento de esgoto não são projetadas para lidar com esse tipo de água, o que pode causar sobrecarga no sistema, rupturas e até mesmo o retorno de esgoto para as ruas ou imóveis.
Essa é uma questão da consciência coletiva e boas práticas do uso em relação ao que é necessário para garantir que essas medidas de coleta e tratamento de esgoto continuem operando da melhor maneira possível, beneficiando a todos com os melhores resultados para o saneamento de Timon.
Negligência, descaso, irresponsabilidade e falta de gestão do atual governo de Timon está deixando escola sem merenda e Unidade Básica de Saúde sem atendimento médico em povoado da zona rural.Após denúncias de que os alunos da Escola Municipal Canudo dos Santos estavam sendo dispensados das aulas por falta de merenda escolar e que a UBS da localidade não estava fazendo atendimento dos moradores locais, os vereadores Francisco Borges e Uilma Resende, líder da bancada de oposição, estiveram ontem, 16, na localidade e constataram serem verídicas as denúncias dos pais e mães moradores do povoado.
Em vídeo, os dois parlamentares mostram a situação de descaso e abandono nas áreas de educação e saúde no Povoado Monteiro, onde na escola, os alunos são dispensado para irem mais cedo para suas casas por falta de merenda escolar e na UBS, não existe atendimento, mesmo no dia marcado para que o médico faça o atendimento dos moradores.
Relatório do CGU aponta inúmeras irregularidades nas escolas de Timon durante a gestão de Dinair Veloso na Educação, em 2019.
Baratas na merenda!
Em 2019, quando era secretária de Educação a atual prefeita de Timon Dinair Veloso, a Controladoria Geral da União, órgão de controle e fiscalização da aplicação de recursos públicos destinados aos municípios pelo governo federal, constatou uma série de irregularidades nas escolas administradas pela gestão da secretária. Além de superfaturamento, fraudes, na merenda escolar, o CGU constatou a existência de baratas nos locais de preparo da merenda escolar de Timon. (Clique e reveja o resultado da investigação do CGU)
Hoje, com a ex-secretária no comando do município, os vereadores constataram não existir merenda nas escolas, apesar delas estarem pintadas e reformadas.
A constatação feita pelos vereadores é de certa forma ilógica do ponto de vista de gestão e planejamento de ações na aplicação de recursos, pois o município gasta milhões com a compra de merenda para as escolas e para o atendimento médico da população, por isso a pergunta que não quer calar: se falta merenda e atendimento médico, para onde está indo os milhões de reais das secretarias de Educação e Saúde do munícipio?
O professor e administrador Eduardo Santos demonstrou mais uma vez sua capacidade de reunir lideranças em torno de si. Em uma reunião recente, Santos conseguiu reunir líderes de diversos bairros e localidades da cidade de Timon, com o objetivo de fortalecer sua caminhada rumo a uma vaga no legislativo municipal.
Eduardo tem se notabilizado pelo compromisso com as pessoas que o procuram, sempre oferecendo uma solução ou uma resposta amiga diante dos fatos. Em seu discurso aos presentes, Santos apresentou seus projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população timonense.
A reunião contou com a presença do estrategista político Flávio Anderson, que explicou algumas estratégias básicas para conduzir a campanha de Eduardo e assim elevá-lo ao posto de futuro vereador eleito.
O professor Rafael, que ministra aulas em Teresina (PI) e também na cidade de Timon (MA), expressou seu apoio a Eduardo: "Estaremos nesta caminhada juntos com você, Eduardo."
Entre os presentes na reunião estava o agente de saúde Júnior, do bairro Parque Alvorada, um dos maiores bairros da cidade. Outras presenças importantes incluíram Erisson Amorim, representando Santo Antônio, a enfermeira Joara e algumas colegas do segmento.
Cerca de 20 outros líderes de diversos bairros da cidade marcaram presença na reunião. Todos eles expressaram satisfação e apoio incondicional ao pré-candidato a vereador Eduardo Santos. A reunião foi um marco importante na caminhada de Eduardo rumo ao legislativo municipal.
Operação constatou indícios de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e enriquecimento ilícito.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Defesa do Patrimônio Público, Ordens Tributária e Econômica e Saúde, solicitou decretação de medidas cautelares nesta segunda-feira, 13, para afastamento do ex-deputado estadual José Alves Cavalcante (mais conhecido como Pastor Cavalcante) e mais seis pessoas da gerência da Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Seta no Sul do Maranhão (Comadesma). O pedido foi feito à 1ª Vara Criminal de Açailândia.
As medidas cautelares, requeridas pelo promotor de justiça Denys Lima Rêgo, foram consequência da operação Damnare Aviritia (“ganância maldita”, em latim). O termo refere-se a alguém que realiza a obra divina de forma fraudulenta.
O MPMA também pede que os investigados sejam afastados das gestões financeiras das igrejas e proibidos provisoriamente de usar veículos apreendidos.
Além do ex-parlamentar, as medidas referem-se a Jefte Lima Cavalcante (filho do pastor), José Felix Costa Junior, José Genário Pereira de Brito (pastor), Jerfson Lima Cavalcante, Idequel da Silva Sodré e José Vagnaldo Oliveira Carvalho.
DAMNARE AVIRITIA
A operação teve origem, em agosto de 2020, após o MPMA instaurar Procedimento Investigatório Criminal (PIC), para apurar eventuais irregularidades na gestão de recursos públicos pelo Pastor Cavalcante.
A quebra de sigilos bancário e fiscal do ex-deputado revelou a existência de um suposto esquema fraudulento de “rachadinha”, no qual o pastor se apossava de parte da remuneração de cinco assessores nomeados para o gabinete dele na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
De acordo com informações da Alema, quando os proventos dos funcionários eram depositados, os servidores sacavam total ou quase totalmente em espécie (aproximadamente de 8 a 10 mil reais). Sendo assim, mensalmente, o deputado estadual estaria dispondo de, pelo menos, 50 mil reais, vindos da remuneração dos assessores.
MOVIMENTAÇÕES ATÍPICAS
Além disto, a Promotoria de Justiça constatou movimentações atípicas nas contas dos investigados, das igrejas e da Comadesma, presidida pelo Pastor Cavalcante.
Também foram verificados diversos indícios de lavagem de dinheiro, apropriação indébita dos valores pertencentes às Igrejas Assembleias de Deus e enriquecimento ilícito.
Documentos demonstram que a família Cavalcante possui mais de 27 propriedades no nome dela, incluindo terrenos em Açailândia e fazendas compradas em 2024 pelo valor de R$ 8 milhões.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) observou que, nos três últimos anos, as contas de José Cavalcante, Jefte Cavalcante e José Felix tiveram movimentação de R$ 27 milhões. O valor difere dos R$ 2,85 milhões declarados por José Cavalcante à Justiça Eleitoral. Chama atenção o fato de que, no ano anterior, o pastor tenha comprado uma fazenda por R$ 8 milhões.
“É possível constatar apropriação indébita dos bens da Comadesma pela família Cavalcante e pastores próximos, desde transferência diretamente às suas contas; pagamentos das compras de fazenda realizada pela família e compras exageradas de materiais de construção, vidro e combustível”, explicou o promotor de justiça.
No que se refere a combustível, somente no mês de novembro de 2022, mês posterior às eleições daquele ano, foi gasto o valor de R$ 328,2 mil.
“Há constantes prejuízos às organizações religiosas por meio de reiterados crimes de lavagem de dinheiro e desvio de valores da convenção, assim como influência dos investigados na colheita de provas”, justifica o órgão ministerial.
Obras de esgotamento avançam e Timon está ampliando de forma significativa sua infraestrutura de esgotamento sanitário, impulsionada pelos investimentos da concessionária Águas de Timon.
Atualmente, 40% da zona urbana do município já possui cobertura para a coleta e tratamento de esgoto. Essa melhoria, além de promover o bem-estar dos moradores, também abre caminhos para o desenvolvimento socioeconômico de Timon, o quarto município mais populoso do Maranhão. Agora, a nova etapa é conscientizar a população sobre os benefícios de conectar seus imóveis à rede da concessionária, um passo essencial para maximizar os impactos positivos dessas melhorias.
Essa conexão à rede de esgoto consiste na ligação das tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos dos imóveis à tubulação instalada na rua. Assim, o esgoto não corre mais a céu aberto e passa a ter o destino correto: as estações de tratamento de esgoto. Alguns imóveis precisam fazer adequações internas para garantir a conexão à rede de esgoto, levando o efluente para a caixa de ligação ou para o Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) instalado pela concessionária. A orientação é que o cliente contrate mão de obra especializada para realizar as adaptações.
O papel dos moradores é fundamental nesse desafio de conectar os imóveis, uma vez que a legislação federal (Lei 14.026 do Novo Marco Legal do Saneamento) prevê como obrigação do cliente providenciar a ligação da sua residência ou estabelecimento comercial à rede de esgoto. Para facilitar a adesão, a Águas de Timon oferece desconto escalonado no primeiro ano do serviço, além de realizar busca ativa de usuários para a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal para famílias de baixa renda, além de 50% no valor do serviço de conexão à rede. Para mais informações sobre como realizar a conexão e os descontos disponíveis, entre em contato através do 0800 595 8888.
O gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli, reforça que as transformações realizadas pelo saneamento básico são positivas para a saúde e a qualidade de vida da população.
“Quando o cliente conecta seu imóvel à rede de esgoto, ele garante que os resíduos produzidos não sejam lançados a céu aberto, prevenindo sua família de contaminações por bactérias, fungos e proliferação de pragas. A Organização Mundial da Saúde indica que a cada R$ 1 real investido em saneamento, economizam-se R$ 4 reais com saúde pública”, reforça o gerente.
Obras avançam a cada semana Em paralelo ao trabalho educativo de conscientização sobre a conexão, a Águas de Timon avança a cada semana nas obras de esgotamento sanitário. Nesta semana, as frentes de trabalho se concentram no bairro Parque Piauí. Confira abaixo o cronograma completo.
CRONOGRAMA 13 A 17 – Timon Implantação de rede de esgoto Parque Piauí: Rua Marcos Batista da Silva e Rua José Inácio da Silva Ligações de rede de esgoto Parque Piauí: Rua Marcos Batista da Silva e Rua José Inácio da Silva Agentes Socioambientais Bairro Parque Piauí Responsabilidade Social Visita às obras de esgotamento